Atuação do Espírito Santo

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito.

(Efésios 5.18)


Como encher-me do Espírito Santo?
Esta questão paira nas mentes aguçadas, à medida que se deparam com um texto contundente como o escrito à Igreja de Éfeso. Parece algo inimaginável e inatingível, quando a busca pela compreensão está fixada na capacidade humana. Para início de conversa, é impossível atingir um estágio de razoabilidade espiritual quando falta compreensão sobre a Pessoa do Espírito Santo e Sua atuação.
De forma bem simples, o Espírito Santo é Cristo dentro do cristão. Disse Jesus: O Espírito de verdade habita convosco, e estará em vós (João 14.16,17). Como seria Sua forma de atuação? Ele atua como Conselheiro, Instrutor, Advogado, Guia, Consolador, Regenerador, Santificador. A Palavra de hoje sugere duas formas de controle, a inconsciente, quando a mente está entorpecida pelo vinho (mundanismo) e a inspirada, quando o corpo, é orientado pelo Espírito Santo. Perceba que não é um controle forçado, entretanto, por ser tão sublime e prazeroso, a pessoa se deixa levar pela ação do Espírito Santo. O vento sopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito (João 3.8).
Jamais a sociedade, a família ou a Igreja será aquilo que Deus arquitetou para a humanidade sem a experiência, a influência e a ação do Espírito Santo. Qualquer destas frentes precisa se aprimorar sempre, e tal aperfeiçoamento nunca será satisfatório sem o conselho de sabedoria, a instrução que adestra, a mediação justa, o governo sábio, a consolação nas amarguras e sem a regeneração para uma vida cheia de novidade. Sem a santificação almejada, é impossível para o homem ser mais parecido com Seu Criador!
Graças ao dom do Espírito Santo, as dúvidas sobre a relação Cristo e cristão desaparecem.
O vinho entorpece, o Espírito Santo inspira santificando.

Por Pr. Vanderlei do Couto

Compartilhe esse conteúdo
Veja Também Posts Recentes: