Pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.
(Deuteronômio 30.19)
Moisés, um grande líder, legislador e profeta, recebeu de Deus a revelação da Lei divina. Antes de nomear Josué como seu sucessor, convocou todo Israel; nação originada de uma luta entre Jacó, descendente de Abrão, e um anjo. Como resultado dessa luta histórica, Jacó prevaleceu e teve seu nome mudado por Deus para Israel.
Moisés convocou todo o Israel, e trouxe-lhe à memória tudo o que Deus fizera em favor deles, desde o cativeiro no Egito e a tão esperada libertação para conquista da terra prometida desde Abraão. Moisés, na conclusão define tudo: O céu e a terra tomo hoje por testemunhas contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência,
amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a ele; pois ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar.
Para que Israel tivesse sucesso ou não, em sua empreitada, deveria escolher entre o bem, “obediência” e o mal “desobediência”. A escolha do mal traria consequências desastrosas. Obedecer à Sagrada Escritura é sempre a melhor opção para o ser humano. Já a escolha do mal, não se resume a uma simples ameaça, como muitos pensam! Desobediência traz consequências para esta vida e para a eternidade.
Mas que mal é esse? Você pode perguntar. Segue alguns que danificam o relacionamento pleno com Deus.
A cobiça dos olhos, desejo da carne, olhar só para o presente, “aquilo que é efêmero”, ouvir maus conselhos, influência de maus companheiros, desinteresse pelas coisas sérias e importantes, desprezar a direção de Deus etc. (Pv.13.13; 1.7). O que teme o Mandamento será galardoado.
Por Pr. Vanderlei do Couto