Fé e Perseverança
life-g65f9cfdbc_1280

Porventura há ainda semente no celeiro? (…); mas desde este dia vos abençoarei. Ageu 2.19

Ageu foi um profeta judeu durante a construção do Segundo Templo em Jerusalém. Ele foi o primeiro dos três profetas que pertenceu ao período da história judaica a qual iniciou após o retorno do cativeiro na Babilônia. Quatro meses de ministério. Quatro mensagens importantes. Primeira mensagem: Ele reprova o povo pela sua negligência em construir o templo. Segunda mensagem:
O primeiro entusiasmo passou. Ele fala da magnificência do Templo de Salomão, da necessidade do templo de Zorobabel, e da excelência do templo messiânico no milênio. Ageu anima o povo. Terceira mensagem: Ageu por meio de perguntas aos sacerdotes prova que o pecado é contagioso. Quarta mensagem: Dirigida pessoalmente a Zorobabel, líder da comunidade restaurada. Sentença pronunciada
contra seu avô Joaquim, (v.2; Jeremias 22.24), a sentença foi revogada, todos os tronos serão derrubados, e Zorobabel permanecerá o escolhido do Senhor.
As dificuldades eram enormes, mas Ageu exortou o povo a reconstruir o templo. Isso significa que quem não aplica seu coração ao trabalho, não é digno de usufruir dos benefícios da obra. Muitas pessoas querem bênçãos, porém nada contribuem com a obra de Deus. São negligentes na assistência aos cultos, no cuidado pessoal, com o próximo, não contribuem financeiramente, cruzam os braços e ainda torcem para que os que estão fazendo sejam malsucedidos. Na hora da vitória querem ter os mesmos direitos dos demais. Porém quem cuida da obra é o dono dela, Jesus Cristo. Deus é justo, não se engane, o que o homem semear, isto também ceifará. Apesar das dificuldades, façamos o trabalho ao nosso alcance hoje, com fé e perseverança.

Por Pr. Vanderlei do Couto

Compartilhe esse conteúdo
Veja Também Posts Recentes: